CENSURADO

18 jan

A gente prometeu nada de assuntos “sérios” por aqui, mas o assunto do dia é algo que qualquer pessoa que usa a internet tem que pelo menos saber do que se trata.

Se você usa o Twitter deve ter visto que os TT’s do dia são um tanto quanto estranhos. SOPA. PIPA. Day Without Wikipedia.

E você deve tá se perguntando: do que diabos esse povo tá falando? Alguém tá fazendo campanha de distribuição de sopa?

Apesar de não ter nada a ver com a comida, o Soup Nazi de Seinfeld bem poderia ser o garoto propaganda da campanha anti-SOPA que os sites estão fazendo.

Quem quiser entender bem explicadinho do que se trata isso tudo, o pessoal do Youpix deu uma explicação super detalhada.

Mas vamos entender melhor isso. 

SOPA e PIPA são dois projetos que estão tramitando no congresso e no senado norte-americanos, respectivamente. A ideia básica é impedir a pirataria através do bloqueio de sites com conteúdo ilegal.

Por razões óbvias, o projeto é amplamente apoiado pelas grandes empresas de entretenimento e tem grandes chances de ser aprovado, também pelo mesmo motivo.

Agora você pode perguntar: E O KIKO?

Muito simples. Sabe a brincadeirinha que eu fiz no começo do post? Estaria censurada. A cena do seriado é protegida por direitos autorais, logo não poderia estar aqui sem a autorização dos produtores.

E você, leitor mais esperto, deve ter percebido que isso afeta 99,99% do Youtube.

Pode-se argumentar, também, que isso é um problema dos norte-americanos. Mas, ora bolas, os sites lindos como Youtube, Facebook, Twitter e WordPress (sim! Nosso lindo blog estaria no rolo) são norte-americanos e diretamente afetado por eles.

A página de destaques do WordPress "tarjando" todos os posts

Com isso, você amiguinho que gosta de compartilhar “Humor no Face” estaria com acesso negado. (Tá, até que não seria tão ruim, mas esta não é a questão). Imagens, vídeos, montagens, paródias, enfim, tudo que faz da internet esse lugar bacanudo seria ameaçado por conta da lei.

Os sites já começaram a se manifestar contra. A Wikipedia foi a primeira a sair do ar em protesto e, mesmo que você não use o site, deve saber que compartilhar conhecimento, tal como ela faz, também seria proibido.

Aqui você pode o que cada site está fazendo como protesto.

E o que a gente pode fazer?

Infelizmente, não muito. Os gringos tão em um trabalho braçal, ligando para cada senador e congressista pedindo para que eles votem contra o projeto. (Se você tem como ligar e seu inglês é bacana, vai fundo!).

Fora isso, o mais importante é divulgar e explicar do que se trata essa história toda. Mesmo que seja com bom humor e piadinhas, mas sem distorcer e avacalhar o assunto que é sério.

Porque se isso for aprovado, a gente volta para os tempos do MIRC. =\

Anúncios

2 Respostas to “CENSURADO”

  1. Marii 18/01/2012 às 17:40 #

    Vc tocou num ponto importantíssimo: o fim do “humor no face”. SOPA não tá me soando tão ruim mais viu??

  2. tiago vieira pinto 23/01/2012 às 02:25 #

    Gente vocês não tão entendo isso ele vão pegar a internet por todos os lados ate por meio de Transferência via FTP. Nos temos que fazer alguma coisa tira esse poder da mãos dos americanos pq só eles mandam e como vocês sabem muito bem se ele mandarem fechar a net aqui no Brasil ele feche e nem dão justificativa .então tenho que criar uma petição mundial .tirando esse poder da internet da mãos dos americanos pq eles querem controlar tudo ne .ah e vamos boicota as coisa a universal eles não são os ban ban ban então vamos para de compra as coisa deles durante uns 2 anos ai vocês vão ver eles mudar de opinião ou fali rapidao . meu se isso pegar aqui no Brasil nois vamos ficar sem nada tomara que as empresa brasileira que optaram por não concordar com o projeto sopa e pipa não desistam pq os americanos vãos atacar ele.
    Amigos vamos achar alguma maneira de conseguir isso tira o poder deles pelomos nisso pq já tão querendo abusar já disso .e uma coisa FBI vão prender bandido . SR presidente obama arruma um trabalho pra esse caras do FBI porque pelo jeito Eles não tem oque fazer tenho um idéia pro senhor compra uns 200 xbox360 e da para eles jogar da a i eles vão ter oque fazer .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: