O que é ser nerd: Tolkien

17 jan

Inaugurando a sessão nerd nível 25 do Múltiplos Pop!, começamos com um clássico entre clássicos. Lembrando que isto é um resumo, só pra deixar todo mundo com vontade de conhecer melhor os temas nerds. =)

Bem-vindos à Terra Média!

Provavelmente, mesmo se você não for nerd, deve ter ouvido falar de “O Senhor dos Anéis”. E claro que se você não e um fã apaixonado não deve ter aguentado muito além das primeiras horas do primeiro filme.

Acredite, não só e possível ficar 9 horas na Terra-Media como também existe uma versão de 14 horas. Haja pipoca.

E se você não imagina um bom motivo para conhecer a obra do professor, eu dou o melhor motivo de todos:

Pois é, no fim de 2012 (se o mundo não acabar) essa belezinha chega aos cinemas.

O que é importante saber

A história foi criada pelo inglês J.R.R. Tolkien. Desde a juventude, ele dedicou seu tempo a criar mundos fantásticos. Já nessa época era metódico nos seus mundos de fantasia. Por exemplo, junto com sua irmã criou uma linguagem para eles conversarem entre eles.

Depois de adulto, deu forma a essas ideias em forma de livros. Sua própria vida uma grande jornada fantástica.

Perdeu os pais, foi viver com um tutor que queria que ele se tornasse padre, apaixonou-se e acabou sendo um amor proibido, brigou para estar com ela, escreveu um livro de sucesso, foi para a guerra, voltou doente e concluiu a sua obra.

Ufa! E isso foi um resumo!

As obras

Aproveitando o embalo do filme esse ano, vai o conselho de amigo: comece no mundo de Tolkien pelo “O Hobbit”.

Os motivos? Simples. Ele foi escrito como uma história infantil para os filhos de Tolkien, então apresenta uma narrativa mais simples. Ou tão simples o velho professor poderia ser.

A história apresenta os hobbits, estes pequenos seres que vivem em buracos no chão. Bilbo Baggins é um pacato morador do Condado, como todos os outros.

Sua vida muda completamente quando 13 anões e o mago Gandalf surgem em sua porta e o convidam para atravessar a Terra Média com objetivo de recuperar o tesouro dos anões que foi tomado por um dragão.

Nessa jornada, Bilbo encontra sem querer o Um Anel e dá início aos eventos que vão ser narrados em “O Senhor dos Anéis”.

Uma curiosidade: Tolkien nem ligou para este “episódio” quando escreveu o livro. Só depois, quando obteve sucesso e sua editora pediu uma continuação que ele releu a obra e decidiu que seria um gancho interessante para os livros.

Depois disso, é muito tranquilo mergulhar nos três volumes da Trilogia do Anel. Você já está acostumado com as criaturas e parte da mitologia tolkeniana, ficando bem mais fácil de encarar a jornada de Frodo e Sam.

Apesar de ser suspeita (a trilogia é minha leitura e releitura favorita), acho que vale a pena encarar as longas descrições, algumas vezes irritantes, e os detalhes tão mínimos da narrativa.

Não é um clássico à toa. Além de que ler é infinitamente mais rico que ver o filme, mesmo que na minha opinião Peter Jackson tenha feito um trabalho fantástico e tenha me levado às lágrimas no cinema.

Depois disso, você pode partir para “O Silmarillion”. Uma compilação de contos que Tolkien escreveu para dar forma à sua mitologia e que muitas vezes são complexos e confusos.

Com isso você carimbou em três vias e pode enfrentar sem medo “Contos Inacabados” e outros livros de e sobre Tolkien. A fixação do filólogo por detalhes gerou muito material que teve que ser organizado postumamente, e cheio de notas de rodapé para entender tudo.

Anúncios

3 Respostas to “O que é ser nerd: Tolkien”

  1. Blogueiros do Brasil 18/01/2012 às 00:38 #

    Orgulhosamente programei uma ‘chamada’ para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 18/01/12 às 12h .

    Abraços cordiais.

  2. Blogueiros do Brasil 18/01/2012 às 00:38 #

    \
    \
    Considere a possibilidade de atualizar a URL no nosso banner; a URL atual é http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ . Desculpe-me pelo transtorno.
    /
    /

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é ser nerd : Tolkien - Blogueiros do Brasil - 26/02/2015

    […] Clique aqui para ver o conteúdo completo… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: