Os melhores comerciais do Cannes Lions 2011

4 jul

O Múltiplos Pop! é um blog que fala de cultura Pop. E cá entre nós, nada no mundo é mais pop do que propaganda.
Se você duvida faça um esforço e tente se lembrar de você falando “caramééééélooo” ou postando propagandas engraçadas  no seu perfil do Facebook. Pois é, não dá para fugir, ela está entre nós e não é de hoje.

Por isso mesmo eu estou aqui, como colaboradora especial, para mostrar um pouco dos comerciais premiados no festival de Cannes, o mais importante festival de publicidade do mundo, que aconteceu mês passado na França.
Você pode conferir todos os premiados no site do festival. Mas corra porque eles só ficam no ar por mais um mês. Depois disso é ter a sorte de encontrar no You Tube ou pagar uns U$ 2.000,00 pelo DVD do festival.

NIKE – WIEDEN+KENNEDY AMSTERDAM
O maior prêmio do festival foi para Nike com o comercial “Write the future”. Provavelmente você já assistiu em algum lugar, mas vale a pena conferir a versão completa. Até porque ela vai te ajudar a entender como a marca faz dos atletas que patrocina verdadeiros gigantes e também porque eu acho o Cristiano Ronaldo, com aquela sobrancelha mais feitinha que a minha, uma bicha louca.


H2O- BBDO Argentina
Ok, o Pelé pode até ter sido melhor que o Maradona, mas eu tenho uma péssima notícia para te dar. Quando o assunto são comerciais de TV os argentinos são muito, muuuito melhores que a gente. Aliás, só ficam atrás dos ingleses e dos americanos, o que não é pouca coisa. E esse ano não foi diferente. Acreditem, a gente perdeu de lavada pros hermanos como você pode conferir neste roteiro superinteligente de H2O. Mas deixe estar… sorte na publicidade, azar na Copa do Mundo.


OTRIVIN NASAL – SAATCHI & SAATCHI Suíça

Você achava que na Suíça só tinha gente rica, bancos poderosos e esqui? Pois se enganou. Lá também tem agência de publicidade e um ou outro filme bom que de vez em quando consegue um leão no festival de Cannes. Esse aqui por exemplo é ótimo e cheio de humor.


VOLKSWAGEN – DEUTSCH INC. Los Angeles
A Voks é famosa por todo ano abocanhar pelo menos um leão com seus filmes maravilhosos. Este aqui  (que com certeza você também já viu porque propaganda boa tem ação viral instantânea), além da direção de fotografia e de arte impecáveis, conta com uma idéia nova e que remete a uma referência que mexe com o imaginário masculino desde sempre. Afinal, Stars Wars está para a vida de um homem assim como a Barbie fez parte da infância de uma mulher.

SKITTLES – BBDO CANADA

Skittles também ganha leão todo ano. Eu particularmente preferia os filmes do ano passado, mas esse ano o non sense (categoria muito utilizada pela publicidade) também marcou presença e garantiu prêmios para os 3 filmes da campanha arco-íris.


GOOGLE – LEONARDO New York

Taí um desafio que todo mundo que trabalha com criação publicitária gostaria de ter: criar para o Google. Se for para para uma nova ferramenta então…
Aqui o resultado dispensa o blá blá blá da minha parte e fala por si só.

OLD SPICY – WIEDEN+KENNEDY Portland
Precisa comentar? Tenho certeza que você cansou de assistir a campanha do ano passado. Execução impecável e casting fantástico (muito fantástico, né meninas!?).
E só para você ver como as coisas são e a força que a publicidade tem… esse desodorante é tão ruim e fedido que vendia pouco. Depois da campanha houve um aumento de 107% nas vendas do produto (e se tiver um economista ai para me explicar como algo pode superar os 100% eu agradeço). Tá bom pra você, gerente de marketing com MBA que só aprova coisa ruim e barata?

TMOBILE- SAATCHI & SAATCHI London
Graças a Saatchi & Saatchi London a TMobile descobriu um novo jeito de fazer propaganda. Certamente você se lembra daquele show do Black Eyed Peas onde todo mundo começou a dançar, fazer uma coreografia e que você viu no YouTube e ficou boqueaberto, né? Gato, cê achou que aquilo era uma prova de que a união faz a força (ops, olha eu aqui falando de propaganda de novo)? Então saiba que não era. Era publicidade pura, tá.


COCA COLA – SANTO Buenos Aires

Taí mais uma prova de que os argentinos são melhores que a gente (Calma! Eu ainda tô falando extritamente de publicidade. Eu ainda prefiro um careca a um cara com mullets). É bom assistir esse filme, ele se tornou referência para um monte de coisas.


LEVIS – COLENSO BBDO Auckland

Depois deste filme estou convencida: não são só os homens brasileiros que apreciam uma boa bunda. Fala sério se depois de ver este comercial você não quer sair correndo para comprar uma calça da Levi’s (que todos nós sabemos que laceia pra caramba e cai mal. Mas ok, finge que ela vai ser pra sempre justinha e linda e sinta-se uma diva).


POWA – OGILVY JOHANNESBURG
SOUTH AFRICA

Todo santo ano são inscritos milhares de filmes de causas nobres no festival. E todo ano pelo menos um de “se dirigir use o cinto de segurança” ganha. Normalmente são ou muito tristes ou muito chatos ou muito batidos. E tá ficando cada ano mais difícil achar alguma coisa para falar de WWF, Green Peace, UNICEF ou qualquer outra ONG. Mas esse ano fui pega de surpresa por este aqui que fala de violência contra mulher de um jeito diferente, como eu não via há muito tempo.
Inteligente, criativo e pontual. Como tudo na publicidade deveria ser.

E vou encerrando por aqui, feliz por ter mostrado para vocês um pouco do mundo mágico da propaganda. Espero que tenham gostado (e que tenham escolhido trabalhar com outra coisa porque para cada filme maravilhoso desses que é veiculado, uns 2.000 são arruinados pelos clientes diariamente). E viva as Casas Bahia!

Post escrito por Sabrina Korman, redatora publicitária, dona do Photoshopland e chefe da Marii.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: